topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Arsenal do Minho de Parabéns

 

Arsenal do Minho de Parabéns

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

Bolo de aniversário

As gentes oriundas do Minho estiveram, mais uma vez, em grande festa pela passagem do vigésimo sexto aniversário dos Arsenalistas de Toronto, os seus membros e simpatizantes que no passado fim-de-semana,  comemorou o seu 26º  aniversário natalício de vida associativa na nossa comunidade.

Poster

Para isso na sexta-feira passada, dia 5 do corrente mês, foi, pelas 20.00 horas, na sua sede social sito na 1166 da Dundas Street West, da realização bem participada dum  porto-de-honra que contou com a presença de muitos sócios e seus quadros  directivos, amigos e simpatizantes além de vários clubes e associações das quais destacamos o Peniche Community Centre, cujo representante, João Freixo, teve uma presença de estilo meteoro devido a outros afazeres deixando no entanto as felicitações ao presidente da AG do Arsenal, Tony Letra;  o Futebol Clube do Porto de Toronto com Rogério Vieira;  a Associação Cultural 25 de Abril de Toronto pela directora Maria Lídia Santos, o Rancho Folclórico de Oakville com Bernardo Esteves;  o Migrante de Barcelos com Brian Vasconcelos;  a Casa dos Poveiros com Linda Correia; do Rancho Folclórico Estrelas do Norte com António Pedrosa  e a Acapo representada por  Laurentino Esteves.

Presidente da Assembleia Geral do Arsenal do Minho, Tony Letra

Presente também o deputado federal pelo circulo eleitoral da Davenport, pelo Partido NDP, Andrew Cash. Nesta cerimónia foi cortado, após os discursos da praxe e uma refeição tipo bufete,  um bem decorado, e delicioso também, bolo de aniversário, conjuntamente com os presidente da Direção e da Assembleia Geral, Quim Azeredo e Tony Letra, respetivamente. 

Tony Letra e o deputado federal pelo circulo eleitoral da Davenport, pelo Partido NDP, Andrew Cash

Para finalizar a noite foi o tocar de concertinas e bombo, das chulas, malhões e viras, muita alegria e gente a dançar,  tendo havido desgarrada (cantigas ao desafio) marotas, como minhotos que são, pelo Manuel Silva, Augusto Bandeira e o director da Acapo, Laurentino Esteves, que não escapou ao "ataque". 

Elementos da Direcção do Arsenal, o Laurentino Esteves, da ACAPO

e Andrew Cash, MP

No dia seguinte, Sábado (dia 6), realizou-se o jantar comemorativo com o salão de festas da sua sede social lotado com cerca de 180/200  entre sócios, amigos e seus familiares. Nesta noite além da atuação do rancho folclórico da casa aniversariante, liderado pelo seu ensaiador, o jovem Manuel (Manny) da Silva, atuou o Grupo de Concertinas do Arsenal já sobejamente conhecidos no nosso meio e não só.  Tony Letra relembrou o trabalho dos voluntários que contribuiu para o êxito deste evento.

Tony Letra e o deputado federal Andrew Cash

Assim nomeou as cozinheiras, Glória Azeredo, Celeste Pinheiro, Francisca Azeredo, Fernanda Moreira, Luísa Azeredo e Teresa Machado. No salão foram nomeados Manuel Silva, Frank, Quim Azeredo, Armindo Correia, Kyle Gomes, Quim Gomes, Manuel Marques, Carlos Gomes, Pinto, António Moreira, Pinheiro, Augusto Azeredo, Michael Silva e José Correia.

Manuel Silva, toca e encanta

No final, antes do início do baile com boa música DJ, foi a vez da verdadeira festa minhota cheia de alegria que envolveu os ranchos folclóricos juvenil e infantil e das concertinas do Arsenal que levou muito dos presentes para a pista de dança e juntarem-se aos elementos do rancho que atuava, bem à moda Minhota, a transbordar de alegria num  autêntico Arraial Santoinho (um mini neste caso) pois este é organizado por outra  agremiação local, do norte, a Associação Cultural do Minho de Toronto, e que se realizou no dia seguinte, domingo (dia 7) mas com cerca de duas mil pessoas.

Brazão do Arsenal do Minho de Toronto

Está marcado para sábado, dia 13 de Outubro, no mesmo salão, um Festival de Folclore que terá a participação de diversos grupos folclóricos da nossa comunidade, integrado nas festividades natalícias.

Elementos do Rancho Flóclorico

Deixamos os parabéns a Direção, e de todos os voluntários, desta festa bem à Minhota, e do êxito na realização deste aniversário natalício. Queremos aqui deixar as nossa congratulações e deixar, ao mesmo tempo, as maiores venturas neste caminho de "Querer", o de preservação e disseminação da cultura lusa e em especial a da região do Minho.

Tony Letra no acto do corte do bolo

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007